BIM – Building Information Modeling bim-banner-240-completo

“BIM”  significa Building Information Modeling ou Modelo de Informação da construção. As soluções que trabalham sobre este conceito utilizam um modelo único, centralizado, que contém toda a informação necessária para definir o projeto.

A partir deste modelo, arquitetos e engenheiros conseguem obter facilmente feed-back continuo sobre informação de projeto tão crítica como as quantidades e propriedades de materiais utilizados, ou o comportamento do edificio em diferentes aspectos funcionais essenciais ao conforto e ambiente, como sejam a eficiência térmica, a iluminação e a acústica. Tratando-se de um modelo paramétrico, torna-se mais fácil a criação e análise de vários cenários alternativos, permitindo otimizar as soluções encontradas.

De notar que, neste contexto,  “modelo único” não significa “ficheiro único”. Significa, sim que todas as informações que são geradas pelas equipes de projeto, mesmo que estas sejam de diferentes especialidades, se mantém consistente e devidamente coordenada ao longo de toda a cadeia de valor do projeto. Este aspecto ajuda a reduzir consideravelmente o risco de ocorrência de erros devidos a inconsistências de partes do projeto, que muitas vezes só são descobertas durante o processo de construção e que normalmente têm um impacto muito negativo nos custos da obra.

Em resumo, o BIM é um modelo de organização de informação que permite representar, de forma  consistente e coordenada, toda a informação relativa a um edifício. As plataformas de projeto desenvolvidas sobre BIM, como o Autodesk Revit, representam uma revolução relativamente aos sistemas de CAD mais convencionais, quer pela drástica diminuição do risco de ocorrência de erros de projeto, quer pelos elevados níveis de produtividade alcançados e pela qualidade da informação gerada.