Notícias

Cientistas descobrem como produzir petróleo a partir do esgoto

O petróleo é formado pelo processo de decomposição da matéria orgânica – restos vegetais, algas, plânctons e restos de animais marinhos -, ao longo de centenas de milhões de anos. Mas não é que um grupo de cientistas conseguiu imitar esse processo em laboratório e fazer em minutos o que a natureza leva uma “eternidade”?

petroleo

Pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL), ligado ao Departamento de Energia dos EUA, descobriram como transformar o esgoto em petróleo, dando mostras de que é possível encontrar novas fontes de energia sem precisar recorrer aos combustíveis fósseis. Para isso, foi preciso desenvolver a liquefação hidrotérmica (HTL, na sigla em inglês), tecnologia que imita as condições geológicas utilizadas pela Terra no processo de criação do petróleo bruto.

O resultado alcançado pelos cientistas, batizado de óleo biocru ou biopetróleo, é semelhante ao petróleo encontrado no solo, exceto por uma pequena quantidade de água e oxigênio misturados. Depois disso, basta refinar o óleo para produzir etanol, gasolina ou diesel.

petroleo2

Se utilizado em larga escala, o biopetróleo poderia minimizar dois problemas de uma vez só: além de produzir combustível útil, poupando as cada vez mais exploradas jazidas de petróleo mundão afora, o processo virtualmente elimina a necessidade de tratamento, transporte e descarte do esgoto das cidades.

petroleo3

De acordo com os pesquisadores, a cada cerca de 1.100 litros de esgoto é possível fazer um barril de petróleo (aproximadamente 160 litros). A tecnologia foi licenciada pela Genifuel Corporation, que, em parceria com autoridades canadenses, planeja construir uma fábrica piloto nos próximos anos. Quer conhecer um pouco mais?

Confira o vídeo abaixo:

Fonte: Hypeness